A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Matão de Cosmópolis localiza-se nos municípios paulistas de Cosmópolis e Artur Nogueira, possui 173,05 hectares de área e é “destinada prioritariamente à proteção da biota nativa que em grande parte pode ser considerada muito rara na região” (Dec. 90.791/85). O bioma, segundo o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, é Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual).
ARIES são unidades de conservação que possuem “características naturais extraordinárias ou que abriguem exemplares raros da biota regional, preferencialmente declarada – pela União, estados e municípios – quando tiver extensão inferior a 5.000 ha. Para a proteção das ARIEs, que têm por finalidade a manutenção dos ecossistemas naturais de importância regional ou local, deve ser regulado o seu uso admissível e/ou proibidas quaisquer atividades que possam pôr em risco a conservação dos ecossistemas, a proteção especial das espécies endêmicas ou raras ou a harmonia da paisagem. Quando estiver localizada em perímetros de APAs, integrará a zona de vida silvestre (ZVS)
A Área de Relevante Interesse Ecológico é uma área com pouca ou nenhuma ocupação humana, é constituída por terras públicas ou privadas. As ARIEs representam um importante instrumento para a conservação dos ecossistemas e a utilização sustentada dos recursos naturais. Do ponto de vista fundiário, não requerem o domínio público, o que facilita, a sua criação. A categoria parece bastante interessante no âmbito da política de desenvolvimento sustentado, desde que estabelecido os critérios técnico-científicos para a exploração de seus produtos naturais, através de Plano de Manejo. A criação de novas ARIEs poderia contribuir tanto para a perpetuação de fragmentos de ecossistemas naturais, como para um melhor “.
A administração e fiscalização dessa Unidade de Conservação é exercida pela Prefeitura de Cosmópolis e pela Usina Açucareira Ester S/A, proprietária da área, sob a supervisão e fiscalização do ICMBio.
A ARIE Matão de Cosmópolis é a mais antiga Unidade de Conservação dessa natureza existente no Brasil, tendo completado vinte e oito anos de existência em janeiro de 2.013.
Não localizamos estudos sobre a fauna e a flora existente na ARIE, mas a presença da onça-parda no local é um fato auspicioso. Também o é a existência de projetos para o estabelecimento de um corredor ecológico para interligação das duas ARIEs (Matão de Cosmópolis e Mata de Santa Genebra) e de outros fragmentos florestais da Região Metropolitana de Campinas.
Trata-se do projeto CORREDOR DAS ONÇAS, o qual, apesar do nome e se efetivado, trará benefícios a todos os animais.
Veja, a propósito desse tema, o seguinte:
CAMINHO SEGURO PARA AS ONÇAS E OUTROS ANIMAIS
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2011/ju515pdf/Pag03.pdf
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS – CORREDOR DAS ONÇAS
http://www.fundag.br/editais/PJ_Carbono.pdf
PROJETO REFLORESTAR
A ARIE Matão de Cosmópolis foi criada pelo Decreto Federal 90.791, de 09 de janeiro de 1.985, em terras pertencentes a Sociedade Agrícola Tabajara Ltda, atualmente Usina Açucareira Ester S/A. O interessante é que a iniciativa para a criação da ARIE foi dos próprios donos das terras, sob influência de um de seus proeminentes membros, o Professor Doutor Paulo Nogueira Neto (Professor Titular Emérito de Ecologia Geral, do Instituto de Biociências da USP).
Quem quiser saber mais a respeito, pode ler as seguintes matérias:
Posse do primeiro Conselho da ARIE
http://www.dospires.com.br/posse_arie_matao.html
Salvador da Pátria
Não possui portarias e centro de visitantes.
Não está aberto à visitação pública.
ICMBio
http://www.icmbio.gov.br/corredordasoncas
Jornal Pires Rural
http://www.dospires.com.br/posse_arie_matao.html
http://www.dospires.com.br/heranca_ambientals.html
UNICAMP
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2011/ju515pdf/Pag03.pdf
FUNDAG
http://www.fundag.br/editais/PJ_Carbono.pdf
Prefeitura de Cosmópolis